Como usar uma conta de anúncios de PERFIL com forma de pagamento de BOLETO no Gerenciador de Negócios no Facebook?

Tempo de leitura: 8 minutos

CONSIDERAÇÕES:
Este conteúdo é válido também para qualquer segmento ou tipo de usuário que vá fazer anúncios no FACEBOOK e INSTAGRAM.

O foco dele e seu texto é para CAMPANHAS POLÍTICAS 2018, mas tem valor para qualquer outro segmento e necessidade.

Se você deseja saber mais sobre anúncios políticos acesse o artigo:
https://tudodeshare.com.br/blog/ads-politicos

VAMOS AO CONTEÚDO:
Uma alternativa que vem sendo bastante usada para fazer os anúncios para campanha das eleições 2018 é usar a conta de anúncios de um perfil.

Todo perfil do Facebook possui uma conta de anúncios disponível para ser usada. E esta conta permite patrocinar anúncios no Facebook e no Instagram.

Para usar a conta de anúncios basta você ativar a mesma se já não foi ativada. A maioria das contas de anúncios de perfil tem a possibilidade de pagar pelos anúncios com BOLETO (recarregar créditos pré-pagos com boleto para usar nos anúncios).

Como posso usar para fazer anúncios políticos?

Se a conta já está em uso, e a forma de pagamento é boleto é SINAL VERDE para poder usar ela.

E se ela estiver usando cartão de crédito? Não é um bom sinal, já abordei o assunto no post, o qual (Não é muito indicado usar forma de pagamento por cartão de crédito – questões de contabilidade, etc…)

Quando o usuário escolhe a forma de pagamento em uma conta de anúncios ela é irreversível, ou seja, se escolheu BOLETO, sempre será pagamentos pré-pagos por BOLETO, se escolheu CARTÃO DE CRÉDITO ou PAYPAL, sempre será a uma das duas.

Se a conta de anúncios estiver com a forma de pagamento BOLETO ou até mesmo não foi ainda usada, ela poderá ser usada para ADS de campanha política.

Lembre-se:
Não é muito indicado usar a mesma conta para fazer vários tipos de anúncios de várias páginas e clientes, então, o conselho seria unicamente usar esta conta de anúncios SOMENTE para os anúncios de um único candidato. Não é indicado misturar anúncios e até mesmo candidatos, se for o caso.

A conta deverá conter o CNPJ da campanha (ai já complica se você usar ela para vários “clientes” diferentes).

Para eu usar a conta terei de ter acesso ao PERFIL do dono sempre que precisar fazer um anúncio?

Não NECESSARIAMENTE, vamos fazer passos que você ou mais pessoas conseguirão manipular anúncios sem necessidade de acesso ao perfil dono da conta de anúncios.

Muitos candidatos ou equipes do DIGITAL estão usando a conta do PERFIL PESSOAL do candidato, ou até mesmo um familiar, ou parente ou amigo.

Mas desde que o dono(a) ciente e autorizado poderá ser usada.

É INEVITÁVEL que a conta de anúncios tenha o CNPJ da CAMPANHA agregado a conta.

Se você usa GERENCIADOR DE NEGÓCIOS, ou tem acesso a um, você poderá “IMPORTAR” uma ou quantas contas de anúncios de PERFIL quiser, claro desde que o dono autorize em seu perfil.

O que preciso para fazer estes passos?

Ter acesso a um GERENCIADOR DE NEGÓCIOS (Business Manager), se não tiver poderá criar um (lembre-se cada perfil só pode criar ou (em casos 2) Gerenciador de Negócios.

Você tendo acesso a ele, poderá REQUISITAR acesso a conta de anúncios de PERFIL!

Vamos aos passos supondo que você já tenha um GERENCIADOR DE NEGÓCIOS!

Entre no Gerenciador de Negócios , vá no menu da esquerda e acesse CONTAS e então CONTAS DE ANÚNCIOS (1), então vá até o botão AZUL chamado de + ADICIONAR (2) então clique no mesmo!

Então clique na alternativa do meio que contém o ícone de uma CHAVE, chamada de: SOLICITAR ACESSO A UMA CONTA DE ANÚNCIOS

Agora na nova janela você precisará inserir o NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO da conta de anúncios do PERFIL que você vai utilizar.

Agora será preciso ir até o perfil da pessoa que vai ser usada a conta de anúncios, ou então solicitar que a mesma acesse, então indo até o menu do topo vá na seta conforme o item 1 do print abaixo, então vá até a seção CONFIGURAÇÕES (2) e clique!

Agora no menu da esquerda vá até PAGAMENTOS (é quase o item final), então clique:


Agora clique na aba COBRANÇA DE ANÚNCIOS:

Na nova página vá até o local onde a seta número 1 indica e anote aquele número, ou então vá até a opção 2 e clique em CONFIGURAÇÕES DE PAGAMENTO!

Agora indo até a seta 1, certifique-se que a conta possui horário Brasileiro (muitas contas possuem o horário do Pacífico, então ficará complicado trabalha com anúncios na mesma, pois ela vai operar com horário de lá, que é uma grande diferença, você pode trabalhar, mas sempre terá de calcular a diferença de fusos). E na seta dois confira a moeda que a conta de anúncios vai cobrar, em casos poderá estar em dólar, dê preferência para REAIS (BLR).

Então acesse o menu da esquerda a aba: CONFIGURAÇÕES DE PAGAMENTO (seta 3):

Agora vamos conferir se a forma de pagamento de sua conta realmente é para BOLETO!

Clique em ADICIONAR FUNDOS conforme a seta informa!

Se aparecer BOLETO como na imagem sua conta tá propícia a usar BOLETO!Se aparecer cartão e não boleto, não será JAMAIS possível MUDAR a forma de pagamento.

E se aparecer Cartão e BOLETO, você deverá fazer a escolha, uma vez escolhido, jamais será possível mudar a forma.

Agora no menu da esquerda clique em CONTAS DE ANÚNCIOS

Então na seta dois COPIE o NUMERO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONTA DE ANÚNCIOS, é este número que precisaria levar até o GERENCIADOR DE NEGÓCIOS!

Cole o mesmo no campo da Identificação e… marque a primeira caixa: ADMINISTRADOR DA CONTA DE ANÚNCIOS!

Ao marcar a primeira opção todas as demais também ficarão ativas, então agora clique em CONFIRMAR, botão azul!

Pronto a solicitação de acesso a conta foi enviada:

Você ainda não consegue fazer nada com a conta pois o DONO do PERFIL deve aceitar sua solicitação, ela ainda encontra-se em PENDENTE:

Agora é preciso ir nas NOTIFICAÇÕES do PERFIL dono da CONTA DE ANÚNCIOS e ACEITAR a solicitação de acesso a CONTA.

Ao abrir a nova página clique no botão conforme a seta:

Clique em ACEITAR conforme a seta mostra:

Pronto! No lado direito será listado o Gerenciador de Negócios que tem acesso a conta PERFIL e seu CARGO e funções e PERMISSÕES!

 

Agora voltando ao GERENCIADOR DE NEGÓCIOS, atualize a seção de contas de ANÚNCIOS e na seta 1 a conta estará identificada e reconhecida e listada como: ISSO É PERTENCENTE A INDIVÍDUOS, ou seja, quer dizer que é uma conta de terceiros, na seta 2 diz que nenhuma pessoa possui acesso a conta, agora vamos atribuir pessoa(s) clicando no botão ADICIONAR PESSOAS conforme a seta 3 indica!

Então na seta 1 você vai atribuir a(s) pessoa(as) que vai(vão) gerenciar os anúncios e ter acesso a essa conta. Pose ser uma ou várias, desde que estejam listadas em PESSOAS do GERENCIADOR DE NEGÓCIOS!

Na seta 2 você vai escolher o cargo da função que a pessoa vai receber na CONTA E ANÚNCIOS, na seta 3 super indico ADMINISTRADOR DA CONTA DE ANÚNCIOS (com este cargo você ou a pessoa consegue ter autonomia total, inclusive gerar BOLETOS)!

Após isto se sua campanha vai usar anúncios no Instagram e tiver uma conta adicionada na seção CONTAS DO INSTAGRAM, atribua a conta de anúncios também a essa conta do INSTAGRAM.

Agora você já pode manipular a conta de anúncios lá pelo GERENCIADOR DE ANÚNCIOS, indo no menu do topo e ai COBRANÇA poderá MUDAR o NOME da conta de anúncios para O NOME DE FANTASIA do CNPJ da CAMPANHA (super aconselhado) e então mudar o CNPJ da conta para o da campanha, após propagado estes dados, (demora de 2 a até 24 hs) você poderá GERAR e solicitar BOLETO de recarga, pagar e operar os anúncios. Claro antes terá de ter a ID autorizada (já falamos lá acima) e deverá ter configurado e atribuído AUTORIZAÇÃO e rótulos a cada conta de anúncios lá na seção AUTORIZAÇÕES (já descrevi os caminhos neste post).

 


O James Willian, meu amigo e parceiro de projetos fez uma série de vídeos falando sobre uso de boletos no Facebook, listo aqui abaixo dois vídeos que podem ser úteis a você:

 

Conta de anúncios com Boleto no Business Manager


Como criar uma conta de anúncios Boleto no Facebook ADS