INVASÃO NAS CONTAS DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK

Tempo de leitura: 8 minutos

ATENÇÃO! 🔥🔥🔥

Se você lida com anúncios do Facebook ou Instagram esse post poderá ser útil e até te salvar de perder $$$

Tá acontecendo com várias pessoas a invasão de suas contas de anúncios e sendo usadas para fazer anúncios de terceiros.

A prática acontece maioria das vezes sempre em finais de semana, dias em que os usuários não estão monitorando constantemente.

Como estamos em período de recesso para a maioria dos profissionais de mídias e comunicação e teremos vários feriados e dias com menos monitoramento no digital é bem mais propício a acontecer.

O QUE ACONTECE?
De alguma forma é feito o acesso das contas de anúncios do perfil do usuário, que bem provável é por vazamento de senha ou dados ou algum outro fator que possibilitou o acesso ao PERFIL do usuário. (não vou entrar em questões como e quais possibilidades para evitar ser longo ou até discussões e boas práticas)

O QUE ELES FAZEM?
Os anúncios feitos são em modo automatizado/bot. São dezenas de anúncios com calçados, perfumes, eletrônicos e “besteiras” que imitam grandes marcas. São feitos com valores altos de verba, os valores vão até 500 mil reais dia por anúncio. Eles fazem centenas de anúncios na conta. Maioria dos anúncios são direcionados para países da Europa.ㅤHumanamente é impossível fazer isso em minutos, (sim eles criam em minutos e geralmente de madrugada) e criam com seu login e perfil.

ONDE RODAM OS ANÚNCIOS?
Oras nas páginas e contas do Instagram que você possui acesso e administração. TODAS. São somente anúncios DARK (ocultos) eles não POSTAM NADA nas feeds.

QUAIS CONTAS DE ANÚNCIOS USAM?
Todos os casos que vi eles usaram TODAS as contas de anúncios ATIVAS e páginas e contas de Instagram. Parece que a preferência deles é perfils de usuários que já fazem anúncios e tenham um determinado número de contas de anúncios.

O QUE FAZER PARA EVITAR?
Mude constantemente sua senha do Facebook, mas faça uma senha BOA.E outras práticas de segurança, como usar máquinas e dispositivos confiáveis, não usar extensões de terceiros ou aplicações, cuidar os aplicativos que dá acesso, cuidar acessos a emails e cliques em links etc… longo papo que não vamos entrar.
É ERRO DE QUEM?
Ambos os lados!
Usuário e Facebook, mas mais usuários.O Facebook é uma das redes mais seguras e se preocupa muito com a segurança de seus produtos e serviços, mas os humanos são bilhões né, e a maldade sempre acha uma maneira.ㅤ


O QUE FAZER SE ACONTECER COM VOCÊ, COM UM(A) AMIGO(A) OU COLEGA?
1 – Altere a senha do perfil do Facebook é PRIMORDIAL. Ao alterar a senha DESLOQUE (dê sair e encerrar sessões) de todos os locais que sua conta encontra-se logada. Isso geralmente é ofertado quando você muda a senha, mas caso não poderá fazer, aconselhado via navegador (pc). Faça uma senha EXCELENTE, e regulamente altere a mesma. Ativar autenticação de dois fatores se já não possuir.É aconselhável sempre usar autenticação dois fatores no perfil do Facebook e se quiser na conta do Instagram (maioria delas já é possível usar autenticação dois fatores). E se você possuir um BM ( Gerenciador de Negócios) ligue autenticação dois fatores lá também.

2 – Pausar e desativar todos os ANÚNCIOS que não são seus. Revisar todas as contas que você tem acesso. Geralmente eles usam todas, todas mesmo.

3 – Comunique colegas e outras pessoas que possuem acesso as contas sobre o fato. Solicite que revisem também.

4 – BO (Boletim de Ocorrência) – Eu particularmente não entendo quase nada de LEIS, mas um BO cairia bem né, você sofreu um “roubo” ou invasão ou outros termos… Poderá ser útil, é um documento. (tem como fazer on line, mas para o digital é nada simples, fica mais certo ir presencialmente – se fizer on line vai ter de validar fisicamente mesmo).

5 – FORMAS DE PAGAMENTO!Se a conta era de boleto e usou o saldo, provável ele foi descontado. Isso deverá ser tratado no suporte.Se é cartão de crédito (maioria das contas):Eu particularmente não bloquearia DEFINITIVAMENTE os cartões ou algo parecido. Apenas os removeria da conta de anúncios (se o Facebook deixar, pois algumas contas com pendências de pagamento poderá não deixar).ㅤDevo solicitar que a operadora do cartão cancele o cartão ou a compra (pagamento)? Avalie, para mim as operadoras de cartão não tem nada a ver. E bloquear eles ou afins pode ser trabalhoso para o futuro. A maioria dos novos cartões te dão a possibilidade de DESATIVAR o cartão via aplicativo, ou até travar o mesmo. Agora se você está inseguro(a) e com medo que vai ter cobranças faça o que bem entender. Eu apenas removeria da conta de anúncios.
ou
Reduzir o limite de gastos da conta de anúncios, tem essa possibilidade em todas as contas. Embora se eles tiverem acesso a sua conta novamente poderão facilmente mudar isso. (possui vários poréns nessa parte de alteração de limites não vamos alongar o papo)

6 – CONTATAR O FACEBOOK!Agora que a novela começa:
Não tem telefone pra ligar diretamente para o Facebook em um caso desses. E muito menos em final de semana.ㅤEntão você deve entrar em contato com o suporte via formulário que vai gerar um e-mail e tudo será por e-mail. Se precisar aí eles vão te ligar. (Logo abaixo passo os links)!

Esses atendimento de CHAT ou caixas de suporte da conta ou afins para mim não servem (para mim), aconselho em caso específico como esse e bem importante o suporte via email! Que é ativado via formulário! Não existe um endereço de email específico, e sim um email para cada caso, que é gerado via formulário (logo abaixo tem os links)

Vai dar um pouco de trabalho, mas grande porcentagem de tudo se resolver.

Como é final de semana e feriados vai demorar pouco mais. Mas vai ser atendido(a). Não se desespere embora dá nervoso né?

O que já cobrou paciência. O Facebook vai estornar. Mas só depois de finalizar todo o caso. Eles vão pedir prints das cobranças e faturas.

Repito. Os valores gastos poderão ser estornados. Eles vão pedir monte de prints. É por segurança.

Já presenciei casos e atendi e colegas também (atualmente acompanhando três casos).

Maioria dos casos foi resolvido. Alguns rápido outros demora dias, semanas ou meses.

Veja não estou dando a certeza de resolver. Quem decide são eles. Mas maioria dos casos foi causa ganha. Mas desligue os anúncios que não são seus. Mas não apague os falsos, nem edite. Apenas os DESLIGUE. Eles são sua prova do caso.

Ser cordial com eles. Vão resolver e devem.

7 – SEGURANÇA E REVISÃO:
Depois de mudar sua senha e forçar DESCONECTAR de todos locais e pausar e desligar em TODAS as contas de anúncios os anúncios que não são seus. Faça uma geral na sua conta e no seu PC (navegador) e móbile. Extensões. Aplicativos. Programas etc. Repito cuidem a senha e onde acessam. O segredo do problema tá ali.

Não vou acusar nem dizer as causas pra evitar discussões . Apenas tô dizendo o que se deve fazer por experiência.



SUPORTE DO FACEBOOK:

VIA CHAT:
(Só funciona em horário comercial: seg a sex das 9 às 17hs)
www.ricardocelso.com/fbajuda

VIA EMAIL E FORMULÁRIOS:

Dê preferência pra esse tipo de atendimento. Ele é melhor é resolve as coisas.
Vá preenchendo tudo o que pedir e seja objetivo!

OPÇÃO 1:
www.ricardocelso.com/fbajuda2
OPÇÃO 2:
www.ricardocelso.com/fbajuda3

Usar PC, usar navegador da Google, em alguns momentos pode não abrir, persistir cada tempo. Algumas contas NÃO estão HABILITADAS para receber ATENDIMENTO!

São links encurtados do meu site pra eu lembrar quando me pedem, mas leva aos oficiais do Facebook

Esse POST, relatos e comentários são baseados em vários casos presenciados e até mesmo resolvidos, e ele só visa colaborar com a comunidade e colegas.

Dúvidas deixe um comentário, ou se preferir no modo privado chame. ㅤAos demais cuidem. Nesses feriados e recessos poderá rolar muito essa prática.

Fique atento(a) sempre as suas contas.

Você possui uma observação, ou algo a colaborar com o assunto?
Deixe nos comentários ou mande mensagem!Ajudará a todos!

Este post passará por ATUALIZAÇÕES!

Se você acha que este conteúdo serve para alguém compartilhe!